sexta-feira, 4 de março de 2016

Tarte Tatin


A Tarte Tatin é uma clássica sobremesa francesa nascida no início do século graças à inventividade das duas irmãs Caroline e Stephanie Tatin, donas do Hotél em Loreto-Cher, na França. Na verdade, parece que, como acontece geralmente, este delicioso bolo nasceu por acidente. As duas irmãs Tatin no hotel havia dois papéis diferentes: enquanto a Carolina mais jovem teve o cuidado de acomodar os clientes, Stephanie, mestre cozinheira, cuidava da cozinha. Diz a lenda que um dia, quando o hotel estava cheio de caçadores que estavam esperando para almoçar, Stephanie descobriu que ele não teve preparado a sua torta de maçã. Sem pânico correra para a cozinha, untou uma assadeira com manteiga e açúcar, colocou as maçãs e levou no forno. Só depois ele percebeu que não tinha alinhado o bolo com a massa brisée! Stephanie, mais uma vez assumiu a liderança, cobri a assadeira com uma camada de massa e assou tudo no forno. A história termina, é claro, com um final feliz: ela termina de cozinhar, Stephanie jogou a torta em um prato e levou para a sala onde ele foi literalmente devorado. Nasceu assim a Tarte Tatin. Então, dado o grande sucesso, a Tarte Tatin foi aprovada pelo famoso restaurante parisiense Maxim's, que fez um dos seus cavalos de guerra. Hoje é uma das sobremesas mais populares na França e é inevitável na Brasseries e restaurantes, que vão desde modestos a luxuosos.

Ingredientes

75 gr. manteiga 
8 maçãs 
250 gr. açúcar 
350 gr. massa brisée

Prepare a massa brisée primeiro e deixe descansar algumas horas na geladeira.

Enquanto isso, prepare o recheio: descasque as maçãs e corte em 8 fatias. Coloque a manteiga e o açúcar em um bolo de 24 ou 26 cm de diâmetro com a extremidade superior de 3/4 cm e movê-lo em fogo médio até o açúcar se transforma uma bela cor marrom, mexendo frequentemente. Arrume uma camada de fatias de maçã caramelizada no fundo, depois você usa aqueles que sobraram para cobrir todas as rachaduras. Cubra com a massa brisée e leve ao forno a 200 ° C por 15 minutos. Abaixe a temperatura a 180 ˚ C e deixe cozinhar mais 15 minutos.

Retire do forno, cubra a panela com um prato e misture rapidamente.

A Tarte Tatin é servida morna, e depois, se não for atendido imediatamente, você pode aquecê-lo por 5 minutos no forno, mas não use o micro-ondas porque a ruína. Você pode acompanhar o bolo com o creme chantilly.

Um detalhe, mas importante: se você espera muito tempo para virar o bolo, o caramelo esfria e as maçãs estão presas no fundo do bolo! A Tarte Tatin vai virada imediatamente, apenas retirada do forno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Booking.com