terça-feira, 1 de março de 2016

Como fazer o verdadeiro Tiramisù italiano


Gente, eu acho que este é o mais delicioso doce que tem no mundo! A abundância de creme, biscoitos embebidos, café e chocolate fazem deste doce um dos mais deliciosos e saborosos que temos.
A história de Tiramisu é muito incerta e há três regiões italianas que se contendem a origem. Segundo os toscanos o Tiramisu foi inventado no século XVII em Siena. O Grão-duque da Toscana, Cosimo III de Medici foi visitar a cidade e o cozinheiro do palácio decidiu fazer um bolo em sua homenagem, sabendo que o Duque era muito guloso. Este doce deveria ter sido gostoso, mas com ingredientes simples. Assim foi que inventou o Tiramisu que na época era chamado de Sopa de Duque. 

Outra história diz que, em vez Veneto, precisamente em Treviso, havia um restaurante chamado "el Toula", localizado perto de uma “casa fechada" e que este bolo seria servido como um afrodisíaco para os clientes a fim de permitir uma melhor estadia naquela "casa" .

A outra história em vez acontece no Piemonte, onde uma cozinheiro de Turim, ao ver o Conde Camillo Benso di Cavour muito cansados e estressados com suas tentativas de unificar a Itália, inventou Tiramisu, só para ajudar a... levantar-se mesmo. 

Mas vamos lá. A receita é simples, como todas as receitas italianas, e isso mostra como fazer pratos deliciosos não serve ficar louco ou fazer coisas do outro mundo. A receita original inclui o uso de mascarpone, que é um tipo de queijo fresco que está na Itália, mas aqui Brasil fica difícil de achar. Você pode usar em vez de queijo mascarpone um outro queijo, como o Philadelphia ou a ricota. 


Assim, para os nossos doces serve:

500 g de queijo Mascarpone
250 g de biscoitos tipo Champagne
4 ovos
100 g de açúcar
Um copo de rum ou outro licor doce
Um copo generoso de café
Chocolate em pó amargo

Você deve primeiro colocar as gemas em uma tigela com o açúcar e mexa até a mistura ficar leve e fofo (as claras não joga fora, porque vão servir mais tarde). Com uma colher adicione na mistura o queijo Mascarpone, misturando bem para não ter grumos e para obter um creme cremoso e homogêneo. Agora a parte difícil, onde você vai bater as claras em neve e quando estiverem prontos adicione-os aos poucos e delicadamente à mistura. No final, você deve obter um creme liso e homogêneo. 

Em seguida, adicione o café em uma tigela ou outro recipiente com o rum e um pouco de água e açúcar. Agora pegue um recipiente de vidro retangular ou outro material, molhe os biscoitos no café e vai fazer uma primeira camada. Depois cobra com uma camada de creme. Em seguida, novamente uma camada de biscoitos e um creme. Continua assim até terminar os ingredientes deixando, no entanto, que a última camada seja do creme. Depois, usando um coador, cubra o creme com o cacau e coloque o doce na geladeira por duas horas.

Veja como é fácil fazer o doce mais amado, popular e famoso da Itália.

Tchau!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Booking.com