Pão de ló, creme de confeiteiro e chocolate: três ingredientes deliciosos que fazem a zuppa inglese uma das sobremesas italianas favoritas
Embora do nome as origens da sopa “Inglês” parecem ser italianas, de Ferrara, antiga e nobre cidade da Emilia..
A história da sopa inglesa começaria no século XVI, o magnífico pátio dos Duques de Este, que souberam dar a cidade um longo período de intensa atividade cultural e artística. Um diplomata de Ferrara, voltando de uma longa estadia em Londres, descreveu uma sobremesa fabulosa (o trifle) que encantou durante sua viagem ao exterior. O cozinheiro da corte de Ferrara tentou replicar a receita, mas era impossível encontrar os ingredientes originais, e por isso reformulou as matérias-primas que tinha disponíveis. A massa substituindo assim o bracciatella "(um pão macio e leve típico da culinária da Emilia Romagna) e os creme foram substituídos por um de confeiteiro e outro de chocolate. Nasceu assim a zuppa inglese. Com o tempo a receita sofreu algumas alterações: o pão de ló tomou o lugar da bracciatella, e, para torná-la ainda mais saboroso, foi decidido embebê-lo com licores diversos, incluindo o brandy ou alkermes.
Os ingredientes são:
250 gr. de pão de ló
1/2 litro de crema pasticcera (a receita està aqui)
100 gr. de chocolate amargo picado
1 copo de Alchermes
O processo é muito simples: prepare o creme de confeiteiro como indicado. Coloca metade do creme em uma outra vasilha, junte o chocolate picado e mexa até derreter rapidamente. Agora corte o pão de ló e faz uma camada em uma assadeira grande ou uma taça, de preferência de vidro, para ver as várias camadas coloridas, embebendo de licor. Termina com uma camada de creme e decora a prazer. Coloque na geladeira várias horas antes de comer uma colher direto da tigela!
Nenhum comentário:
Postar um comentário