Vamos continuar com as nossas receitas básicas e, desta vez aprendemos a fazer a massa choux, que é a massa para o clássico e mais famoso bigné.
Os ingredientes são poucos e preparação é simples. São:
150 gramas de farinha de trigo
150 ml de água
4 ovos
75 g de manteiga
Sal uma pintada
Coloque em uma panela a água, o sal e a manteiga. Uma vez que a água ferve e a manteiga derreter, retire a panela do fogo e acrescente a farinha (peneirada) de uma só vez. Misture bem para remover os pedaços. Coloque sobre o fogo e continue mexendo até que a mistura forme uma bola lisa, se remove dos lados e no fundo da panela forma uma camada branca. Desligue o fogo e deixe esfriar bem (isso é importante). Agora, adicione os ovos um de cada vez. Não adicione o próximo ovo até o anterior não tenha sido totalmente absorvido. Se os ovos são muito grandes, coloca só a gema do último ovo e se é necessário adiciona a clara, uma colher de cada vez. A mistura deve ser consistente como um creme e se você com uma colher de pau consegue formar uma espécie de fita será então perfeito. Agora ligue o forno e leva a 220 graus. É importante que o forno no início seja muito quente para um bom cozimento. Com uma colher de chá (ou no bolso do bolo) forma muitos montes, possivelmente do mesmo tamanho e um pouco espaçados sobre uma assadeira coberta com papel manteiga. Asse por cerca de vinte minutos, diminuindo a temperatura do forno para cerca de 200 graus após 10 minutos. Deixe-os arrefecer no forno com a porta aberta para evitar que se esvaziam.
Esta dose é aproximadamente por 35-40 bignè que você pode enchê-los como quiser, e sendo um tipo de massa neutra pode rechear seja doce que salgado.
Atè mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário