Dê uma data exata de seu nascimento ou quem criou este creme é praticamente impossível, porque os antigos romanos ja fizeram uso de um creme de ovos. Mas parece que o creme pasticcera como a conhecemos, nasceu por volta do século XIX.
Mas como fazer o creme pasticcera?
Se você estiver vai na internet tem de toneladas de variações deste creme, por isso vou tentar explicar a receita original.
Os ingredientes são simples:
4 gemas de ovo
100 g de açúcar
50 g de farinha de trigo
½ litro de leite frio
1 fava de baunilha
A casca de um limão siciliano
Preparação
Por primeiro derrame o leite em uma panela com a fava de baunilha cortada ao meio longitudinalmente, ou diretamente os sementos negros. Leve a ferver e deixe esfriar pelo menos por 10 minutos. Em outra panela adicione o açúcar às gemas e bata com um batedor até a formação de uma mistura homogênea e lisa. Aos poucos, adicione a farinha, mexendo sempre com um batedor para prevenir as bolinhas. Quando a mistura será macia e suave, lentamente, despeje a mistura de leite, para a qual você obviamente retirado a vagem de baunilha, mexendo sempre. Em seguida, adicione as raspas de limão e leve para ferver em fogo baixo, mexendo constantemente. Chega a ferver, reduza o calor e deixe ferver, mexendo sempre. Você pode ajustar a densidade do creme aumenta o tempo da fervura por um período mínimo de 2 minutos a um máximo de 4-5 minutos.
Quando o creme está pronto despeje em uma tigela, cubra com uma folha de plástico e deixe na geladeira por cerca de duas horas.
Voila, o creme é servido!
Nenhum comentário:
Postar um comentário