O bonet (ou “bunet”) é um pudim flan originário do Piemonte, na Itália, com uma história antiga e bem documentada. Outra diferença está na forma em que este pudim é cozido, uma forma para pão ou bolo inglês caramelizada, como no flan tradicional, mas colocada no forno destapada dentro dum recipiente com água fervente. No idioma piemontês Bonèt indica um chapéu redondo ou boné, cuja forma se assemelha a um cone truncado para baixo onde vai cozido o pudim. O bolo foi assim denominado a partir do molde.
Este bolo é muito fácil de preparar, mesmo se a preparação de caramelo precisa alguma atenção. Além disso, o bonèt deve ser cozido em banho-maria no forno, o que pode causar alguma preocupação para aqueles que são iniciantes, mas é apenas uma impressão, portanto, não se deixe enganar pela aparente dificuldade e você verá que o resultado certamente será otimo.
Como sempre, começamos com os ingredientes:
1 / 2 litro de leite fresco
4 ovos
2 colheres de sopa de cacau em pó
6 colheres de sopa de açúcar granulado
50 gr. biscoitos amaretto
2 colheres de sopa de rum
Preparação:
Bata os ovos em uma tigela, junte 4 colheres de açúcar, o cacau, os biscoitos amaretti finamente triturados, o rum e o leite. Misture delicadamente até que a consistência fica suave e cremosa.
Vamos para a preparação do caramelo:
Aqueça duas colheres de sopa de açúcar em uma panela até que ele fique castanho claro, em seguida, polvilhe um pouco de água quente e agita o pote ligando a chama viva. A operação termina quando a textura de caramelo e vítreo e escura.
Em seguida, despeje o caramelo quente sobre o fundo e os lados do molde do pudim: movimenta e inclina o molde para obter uma película uniforme que gradualmente se solidifique.
Coloca agora o composto por Bonèt e leve ao forno a 180 graus em banho-maria (coloque o molde em uma grande panela com água quente) por 30 minutos. Quando chega a hora de servir vira o bolo para um prato que, se você gosta, pode decorar com alguns biscoitos de amaretti e caramelo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário